A  ALIMENTAÇAO  NA  PREVENÇÃO DAS DOENÇAS

Foto Dr.Orlando Silva Telles (2)

Ao lermos a Biblia temos  o  exemplo mais verdadeiro de que  devemos ter muito cuidado naquilo que comemos e bebemos.

Na Bíblia em sua passagem o livro de Daniel cita .

Quando  Nabucodonosor ,rei da Babilônia ,invadiu Jerusalém  pediu que  trouxessem  jovens sem nenhum defeito de boa aparência ,instruídos  de toda sabedoria  competentes  para assistirem no palácio do rei a cultura e a língua  babilônicas .Determinou-lhes  o rei  a ração diária das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia e que assim fossem mantidos por três anos.O chefe dos eunucos  ,que cuidava  dos jovens  assim o fez.

Entretanto ,um dos jovens, Daniel, resolveu não se alimentar com as finas iguarias  da mesa real  e do vinho que ele bebia.O chefe dos eunucos disse  a Daniel ter medo do rei ,então Daniel disse ao cozinheiro chefe a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar  dos  jovens  .Experimenta ,peço-te  dez dias ;e que nos dê legumes a comer e água a beber.Ele atendeu  e no fim dos dez dias,  a sua aparência  era melhor ;estavam eles mais robustos  do que todos os jovens que comiam  das finas iguarias  e bebiam do vinho do rei  .

Este exemplo  bíblico nos revela e nos faz repensar o nosso comportamento em relação  a alimentação

A industrialização  trouxe inúmeros benefícios  e propiciou  grandes avanços na ciência .

Entretanto ,estes avanços  proporcionaram  desequilíbrios  do meio ambiente  e do nosso organismo  que resultaram  um processo alimentar  ,que nos agride.

Poucas ações  são feitas em sanar  as principais causas  das doenças crônicas não transmissíveis que aumentam  em  grande proporção (70%das causas de mortes atuais OMS).

Há necessidade  de se abolir o tabagismo e o alcoolismo .  manter uma atividade física e adotar uma alimentação saudável.

O que é uma alimentação saudável?

Aquela  que tenha  nutrientes  para bom funcionamento do organismo sem produtos químicos  e industrializados ,

Infelizmente  o que acontece não é isto que estamos consumindo atualmente  resultando  sintomas  consequentes  de desequilíbrio  no organismo.

O que acontece é que tratamos somente o sintoma e  não a causa.

Estes hábitos alimentares  associados  com mudanças  ambientais são compreendidos pelo organismo como agressão  que tenta se defender  com o sistema imunológico e órgãos de defesa  como o fígado e o intestino.

É essencial que o organismo só reconheça   alimento sendo processado ie :o nutriente . Pra isso  ele precisa passar por um processo de extração destes nutrientes  , Não sendo bem digerido  ele é um agressor;por isso temos  7 metros aproximadamente de intestino que absorvem  o que é ingerido.

Quando  existe uma disbiose(alteração da digestão) intestinal  é necessário  a ingestão de próbioticos (simbiose de várias  espécies de bacilos  como lactobacillus,streptococus,enterococus e bífidobacterias), prebióticos(alimento dos próbioticos)  e simbióticos(probióticos  e prebióticos)que estabilizam a microbiota  intestinal.

Tratando-se o intestino  vamos prevenir:

Disbiose intestinal

Diarreia e constipação

Doenças  inflamatórias gastrointestinais

Infecções urogenitais

Infecções por H. Pylori

Quimioterapia ,antibióticoterapia (prevenção e recuperação )

Prevenção  de câncer ( principalmente  o câncer coloretal)

Imunomodulação ( SIDA, CÂNCER,QUEIMADOS,ALERGIAS,IDOSOS,PRÉ E PÓS CIRÚRGICOS ,INFECÇOES DE REPETIÇÕES)

MELHORA DE ABSORÇÁO DE NUTRIENTES( EX:OSTEOPOROSE)

DISLIPEDEMIAS

HIPERTENSÃO

INTOLERÂNCIA A  LACTOSE(O ORGANISMO NÃO DIGERE A BETA-LACTOGLOBULINA  A CASEINA ,A ALFA-LACTOALBUMINA E A LACTOGLOBULINA-MOLÉCUL AS MTO GRANDES  )

AS PROTEINAS DOS LÁCTEOS PROVOCAM UMA INFLAMAÇAO NA MUCOSA INTESTINAL  CAUSANDO ALTERAÇÁO NA PERMEABILIDADE DA MESMA GERANDO UMA SINDROME DE MÁ ABSORÇÃO

Os produtos resultantes do metabolismo  não utilisados pelo organismo ou substancias  estranhas e toxicas  são excretados pelo fígado,rim,aparelho respiratório e pele alem do intestino já citado

Devemos  pois  orientar nossa  alimentação com consciência  sem restrições  radicais individualizando sua nutrição suplementando a com nutrientes  e quando necessário corrigindo a .

Assim conseguiremos sem abusarmos de medicações agressivas prevenir e tratar AS DOENÇAS CRONICAS

Autoria: Dr Orlando Silva Telles