Nasce a Aliccam

“Eu trabalhei na OMS – Organização Mundial da Saúde aos 30 anos. Só mexia com papéis, e eu queria operar. Depois, operando durante mais de 20 anos, percebi que só posso operar uma pessoa por vez, e não posso operar 10 por dia. E a causa do câncer de mama é muito grande e urgente. Descobri, então, que posso atuar de forma mais abrangente educando e conscientizando as pessoas e promovendo a troca de experiências entre profissionais de todo o mundo.”

Com esse pensamento e o apoio e incentivo de seus parceiros nesta empreitada Maria Helena decidiu criar a ALICCAM – Aliança Internacional contra o Câncer de Mama, canal organizador de uma sociedade entre médicos de todo o mundo, especialistas, lado a lado com outros profissionais de segmentos que atuam com a questão.

Entende-se que o tratamento da mama é multiprofissional.

Então, a ALICCAM é um portal aberto a todos que desejarem se associar.

“Na ALICCAM estão meus melhores amigos e coincidentemente meus mestres, companheiros e uma discípula”, aponta a médica. E assim destaca cada um deles:

“Prof. Dr.Marconi Menezes de Luna, um dos mais expoentes Mastologistas do Brasil e meu padrinho na Mastologia, parceiro no Núcleo Avançado em Mastologia da Casa de Saúde Portugal.

“Prof. Ricardo Cavalcante Ribeiro, Mestre em Cirurgia Plástica e Reconstrutora, amigo desde a Faculdade e parceiro em todos os aspectos da reconstrução mamária. Possui uma das maiores casuísticas Brasileiras e Mundiais em reconstrução.

Com Clínicas no Brasil e Portugal e Serviço Formador de Cirurgiões reconhecido internacionalmente, é o mentor e iniciador do nosso núcleo na Casa de Saúde Portugal.

“Dra. Ellyete de Oliveira Canella, amiga de longa data e Chefe do Serviço de Radiologia Mamária do INCA, responsável também pela criação do Laudo Unificado em Mamografia para todo o Brasil.

Iniciadora da Ressonância Magnética das mamas no Brasil. Expoente professora nesta área, ensinando no Brasil inteiro e convidada frequentemente na Europa para mostrar sua experiência, que é uma das  maiores do mundo.

“Dr. Mario Heringer, médico e Deputado, Presidente da Casa de Saúde Portugal que abriga o nosso núcleo e a ALICCAM. Médico e homem preocupado com a causa do Câncer, está construindo o Primeiro Hospital Privado de Câncer do Rio de Janeiro.

“Dr. Sergio Enrico Orefice, ex Vice-Diretor do Departamento de Cirurgia da Mama no Instituto do Câncer de Milão, hoje Diretor do mesmo setor no Hospital Pio X em Milão. Atende também em sua clínica privada. É considerado o melhor cirurgião de mama da Cidade e o médico das estrelas.

‘Dr. Marc Spielmann, Chefe do departamento de Oncologia Mamária e do Departamento de Relações Internacionais do Institut Goustave Roussy em Paris-Villejuif, atuando também em consultórios na Itália e no Cairo. Um dos mais expoentes Oncologistas do mundo, especializado em mama.

“Dra Raquel Caputo Cipolli, jovem médica discípula desde 2010, a quem procuro passar a minha experiência e o meu amor pela especialidade.” A ALICAMM será, entre outras frentes, uma organizadora de simpósios internacionais. Por isso conta com um Comitê Científico formado por médicos de vários países dispostos a compartilhar, nesses encontros, as experiências obtidas nos melhores hospitais do mundo, bem como disseminar o conhecimento de tudo o que há de mais moderno e as estatísticas mais atualizadas.

A escolha de ser uma criadora de oportunidades para o intercâmbio de informações fica assinalada já no nascimento da ALICCAM, fundada em 02 de julho de 2013, paralelamente ao seu primeiro evento, “Uma Nova Consciência na Abordagem do Câncer da Mama”.

Os focos da ALICCAM são a educação e a conscientização pública a respeito de tudo o que se refere ao câncer da mama. Falar em educação é falar nos simpósios e também na melhor capacitação profissional médica e técnica através da oferta de cursos de aperfeiçoamento. “Para o público em geral teremos constantemente campanhas para a conscientização da importância da detecção precoce, do tratamento adequado e do cuidado paliativo. E nesse aspecto, o portal na Internet (www.aliccam.com) será muito útil, pois cria a possibilidade de os pacientes se comunicarem com médicos de diferentes países e colocarem suas dúvidas e outras questões.”

Deixe uma resposta